sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Conflito de terra na Amazônia: Comissão quer debater resultados


A Comissão Externa, criada para acompanhar as investigações dos assassinatos dos trabalhadores rurais nos Estados do Pará e Rondônia, quer debater os resultados dos seus trabalhos numa audiência pública, com data ainda a ser definida. Requerimento nesse sentido foi apresentado nesta quinta-feira (18/08) pela senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), que coordena a Comissão.



O pedido da senadora é que a apresentação seja feita em audiência pública conjunta das duas Subcomissões da Amazônia existentes no Senado, uma ligada Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) e outra à Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR). Essa é presidida pela própria senadora.

A Comissão Externa esteve em Extrema, a 356 quilômetros de Porto Velho (RO), próximo de Vista Alegre do Abunã, onde foi assassinato o líder do Projeto de Assentamento Florestal (PAF), Adelino Ramos, o Dinho. Esteve também no assentamento de Praialta Piranheira, em Nova Ipixuna (PA), onde foram assassinados no dia 24 de maio o casal de extrativistas José Cláudio Ribeiro da Silva e Maria do Espírito Santo.

Nessas localidades, a Comissão recebeu denúncias de que as autoridades policiais não conseguem avançar na apuração dos crimes. “A Polícia Federal parece pouco aparelhada para tocar as investigações e a polícia civil demonstra pouco interesse em investir no processo e desvendar os crimes”, diz o manifesto encabeçado pela Comissão Pastoral da Terra (CPT) e entregue aos senadores.

A Comissão Externa pretende propor aos governos um elenco de medidas que garantam a segurança, política de regularização fundiária e a presença do poder público na região.

Da Assessoria de Comunicação