terça-feira, 16 de agosto de 2011

Sobre Corumbiara


Corumbiara, Eldorado dos Carajás, será que serão os últimos? Tomara que sim! Porque é angustiante perceber que pessoas que querem trabalhar, querem cultivar a terra, recebem tal tratamento, e das autoridades constituídas!
Por que tanta terra em mãos de um só proprietário? Por que uma pessoa pode ter uma tv de 4.000 reais e milhões de pessoas vivem na miséria?
São fatos da realidade que eu não consigo assimilar!
Essas pessoas que foram condenadas, está claro que foi porque eram lideres, pois numa situação de tiroteio, como que ficou estabelecido quem matou quem? As familias estavam dormindo e  todo um contigente armado chegou atirando para todos os lados. Mas é possivel dizer qual dos membros do contingente  matou a menina Vanessa? Se é possivel, porque não foi condenado quem a matou? Pelo crime contra a vida dela? Porque foram condenados, justamente, dois lideres da ocupação da Fazenda Santa Elina?
Esses julgamentos parciais tem que ser anulados, seus resultados tem que se ser revertidos.
Tantos figurões por aí comentendo tantos crimes do colarinho branco! E as condenações deles, quando serão?
Eu sou apenas uma pessoa, realmente, a sociedade  conduzida pela midia oficial, trata muito mal os lavradores sem terra. Muitos os consideram vagabundos, invasores de propriedade alheia( é porque o cocneito de propriedade burguesa é muito forte, então, é fácil para a midia " fazer a cabeça " das pessoas.).
Não há uma conscientização a respeito da questão das terras que estão aí, nas mãos dos latifundiários, que foram griladas há muito tempo atrás e passaram pelas gerações da mesma familia.
Na verdade, o que existe é um completo desconhecimento por parte da sociedade, da verdadeira historia desses mais de 500 anos desde a chegada dos conquistadores /exploradores portugueses..
A final, a quem pertence a terra?
Ela faz parte de Natureza, assim como a água e o ar-todos elementos necessários à vida no planeta mas que são  comercializados  por pequenos grupos e acabam por serem negados ao povo .


Arlete Guimarães
Assistente Social e Poeta
Belém-Pa

Comentar

Você precisa ser um membro de João Paulo Cunha para adicionar comentários!


arlete barbosa guimarãesComentário de arlete barbosa guimarães 5 horas atrás
Se existe o instrumento da Anistia, se um Deputado elaborou projeto é porque existe a possibilidade que haja a utilidade.Afinal, os alvos são seres humanos cujos supostos delitos ocorreram em meio à defesa contra um ataque; à resistencia à opressão. Entendo que por mais que eles tivessem armas elas não eram nada diante de um contingente de força policial militar poderoso que atacou durante a madrugada, perdurando até as 7 horas da manhã, como está relatado em todos os textos sobre o tema. Então, porque não ser solidário a essa causa, ou seja, pela aprovação do projeto de Lei concedendo anistia a dois pais da familia, líderes de movimento, que muito podem fazer por suas comunidadese , por seus companheiros de luta, pelos trabalhadores sem terra? Os movimentos sociais de luta pela terra são organizações legítimas face a seus propósitos e não se entende porque criminalizá-los E a Reforma Agrária está na Constituição e ainda que não seja a ideal, jamais foi feita nem como é prevista na Lei maior. Os dois líderes sem terra, foram acusados de ser um grupo armado dentro da ocupaçâo e um deles, até de que estava mantendo as familias retidas na área. Pelo que li em todos os relatos e na propria sentença, até parece que é como se as autoridades dissessem: "voces ocupam ,mas quando chegarmos atirando ,voces não têm od ireito de se defender, de estarem armados na expectativa de um ataque." Na verdade,o que se entende é que foi preferivel acusá-los de serem um grupo armado dentro da ocupação e até de cárcere privado ,do que admitir que eles precisavam estar armados para se defender.e a seus liderados.